Bem Vindos

Estimados Leitores

28 de janeiro de 2009

Extracção de cafeína do chá preto


Esta foi a primeira experiência deste período e foi concluída com sucesso. Tínhamos como objectivo retirar a cafeína do chá preto, obtendo no final da experiência cristais de cafeína. Comprovamos desta forma a existência de cafeína no chá preto pois, embora sendo em poucas quantidades, os cristais estavam bem formados. Esta formação de cristais foi possível devido à utilização do diclorometano, pois é ele que dissolve a cafeína, e por ser um composto volátil vai evaporar-se deixando a cafeína depositada no fundo do gobelé.
Esta experiência envolve um procedimento laboratorial algo complicado, pois são utilizados vários materiais e algumas etapas têm de ser repetidas para que o produto final seja o mais desejado, porém o grupo não sentiu qualquer dificuldade na realização desta tarefa e agradecemos a ajuda da professora.
Todos os elementos trabalharam de forma ordeira e organizada na realização desta experiência e felizmente os resultados foram os esperados.


1 comentário:

Anónimo disse...

sou tambem um estudante do curso de quimica da universidade eduardo mondlane mocambique, iniciamos com a extraccao da cafeina do cha local (preto)desde o dia 27/04, e terminamos no dia 04/05, de facto, o trabalho foi muito demorado, e precisou-se de muitos materiais e paciencia, foi dificil para nos porque tinhamos dificuldades de alguns materiais, por isso tuvemos de requerer a outros recursos que talvez tenham influenciado nos resultados. numa massa de cerca de 25g de cha conseguimos obter cerca de 0.076g de cafeina, o que esteve muito longe do esperado (0,6-0,9g), apesar de tudo, o mais importante foi a parte experimental que foi muito trabalho mas muito bem aproveitada.
mediu-se o ponto de fusao do produto [241,9-245,2oC].
E muito interessante este trabalho que voces estando a fazer, espero que tenham sucessso. talvez isto servira de inspiracao para agente.
Sucessos. gilberto, email: gilisboaanto@yahoo.com.br