Bem Vindos

Estimados Leitores

4 de fevereiro de 2009

Produção de um sabão


Esta foi a segunda experiência deste segundo período, é uma experiência bastante simples mas a falta de boa informação faz com que ela se torne mais complicada. Não conseguimos encontrar um procedimento experimental onde constassem as quantidades de reagentes necessários para produzir sabão, então tivemos de “deitar a olho” o que, talvez levou ao insucesso de uma primeira tentativa.
Na primeira tentativa tivemos alguns percalços porque a solução de azeite com hidróxido de sódio começou a ferver e salpicou para fora do gobelé, caindo na placa de aquecimento e provocando fumo, mas nada fora do normal visto que na química acontecem coisas destas. Como tal só pudemos continuar a elaboração do projecto com a preparação de óleo vegetal e hidróxido de sódio, no entanto após a continuação da experiencia, no final não obtivemos o esperado, que era o sabão, porque o sabão ficou liquido e não solidificou como era esperado.
Após a 1ªtentativa falhada, decidimos tentar outra vez. Desta vez tivemos mais cuidado para não acontecer o que aconteceu na 1ª tentativa. Na 2ª tentativa durante a elaboração da experiencia tudo acabou por correr bem, mas no fim, talvez por causa da falta de informação sobre as quantidades, acabou por não se formar o sabão, ficando outra vez a solução liquida.
Apesar de não se ter formado o sabão, experimentamos as duas soluções para ver se ao menos se formava espuma, e no fim só a solução de hidróxido de sódio e azeite é que formou espuma.
Ficamos um pouco desiludidos porque não se formou o sabão como nós tínhamos pensado, no entanto não vamos desanimar e vamos tentar que os outros processos corram todos bem.

1 comentário:

Anónimo disse...

è importante a actualização do blog.

Prof de AP